Como Identificar Se Você Tornou-Se um Alcoólatra?

with 1 Comentário

Como Identificar se Você Tornou-se um Alcoólatra?


Como Identificar se Você Tornou-se um Alcoólatra?

O alcoolismo é um problema presente em nossa sociedade a muito tempo e perguntas como a citada acima “..Como Identificar se eu me Tornei um Alcoólatra?…” é cada vez mais frequente, isto por que muitos ingerem bebidas alcoólicas em excesso diariamente e logo mesmo sendo algo que vivenciamos em nosso cotidiano, pouco sabemos realmente em que nível pode-se considerar uma pessoa alcoólatra.

Uma pessoa alcoólatra em sua essência não é aquele individuo em que bebe em excesso, mas sim aquele em que não consegue ficar sem ingerir bebida alcoólica, caso não consuma sofre com abstinência. Logo se você bebe muito ou conhece alguém em que bebe muito possa ser que ele (ou você) não seja um alcoólatra, mas infelizmente caminha a passos largos para ser mais um viciado.

Veja abaixo como identificar se você é ou está tornando-se um alcoólatra:

  • Tentar parar de beber por uma semana (ou mais) e não conseguir;
  • A bebida ter causado incidentes em casa;
  • Pensar que poderia aproveitar melhor a vida se não bebesse;
  • Faltar no serviço nos últimos doze meses por causa da bebida;
  • Afirmar que para quando quiser, mas não conseguir.

Caso você tenha se enquadrado em um dos casos acima é um fator importante para que você preste atenção e peça ajuda.
Os 3 Sintomas do Alcoolismo

 

Os 3 Sintomas do Alcoolismo

Fissura: Uma forte necessidade ou compulsão por bebidas alcoólicas. O viciado em álcool não consegue ficar muitas horas sem consumir álcool e caso fique tem crises sérias de abstinência.

Perda de controle: Incapacidade para controlar a ingestão de bebida em qualquer ocasião.

Dependência física: Sintomas de abstinência, tais como náuseas, suores, tremedeiras e ansiedade, acontecem quando o consumo de álcool é interrompido depois de um período de consumo excessivo.

 

Veja Como o Álcool Atua em nosso Corpo

 

Veja Como o Álcool Atua em nosso Corpo

1º O principal ingrediente das bebidas alcóolicas é a molécula de etanol. Assim que a pessoa toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca;
2º Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol que entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado – órgão cheio de vasos e membranas permeáveis;

3º São necessários de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrarem na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade com que a pessoa bebeu;

4º Quando cai no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água – órgãos como cérebro, fígado, coração e rins;

5º No fígado 90% das moléculas de etanol são metabolizadas – quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o etanol passa a intoxicar o organismo.

 

Mídia X Alcoolismo

 

Mídia X Alcoolismo

Eu acho que não tem nada melhor do que chegar em casa, pós um dia estressante no trabalho, tomar um belo banho, colocar meu chinelo, ligar a televisão e beber uma cerveja geladinha. Você concorda?

Estar num bar com vários “amigos” jogando e bebendo alguma bebida alcoólica me deixa mais atraente e todas as mulheres irão querer ficar comigo, você sabia?

Bom, acima foi descrito duas abordagens diferentes em que muitas empresas de bebidas alcoólicas abordam para fazer com que seus consumidores sintam-se “felizes” ao consumir seus produtos. Ilusões são criadas para que um homem sinta-se mais atraente, uma mulher sinta-se mais descolada, etc.

Temos que tomar muito cuidado com essas sensações em que estes comerciais citados acima transmitem a nós, devemos filtrar e sermos racionais a tal ponto de saber que por exemplo: segurar uma lata de cerveja não me deixará mais bonito e logo eu não terei maior sucesso com as mulheres por conta disto.

Somos impactados constantemente por comerciais de cervejas e outras bebidas alcoólicas criados para mulheres e em sua maioria a tática é dizer a quem está assistindo que: Você mulher tem direitos como todos os homens, mostre que você pode, vá e beba! Afinal os direitos são iguais.

Tome cuidado para que sua mente não engane você e comece a ingerir bebidas alcoólicas por algum dos motivos citados acima, pois infelizmente pós tornar-se alcoólatra é uma vida muito difícil onde nem todos tem um final feliz.

 

Como Libertar-se do Alcoolismo?

 

Como Libertar-se do Alcoolismo?

Assim como qualquer outro vício o apoio familiar é o primeiro em que um alcoólatra deve buscar. Conversar com alguém em que confie e que realmente saiba que preocupa-se com você é muito importante, pois esta pessoa poderá lhe ajudar a encontrar maneiras de libertar-se do vício.

Tenha um esforço constante para aumentar a cada dia o prazo em que ingeri bebida alcoólica ou seja se ingeri a cada 1h, procure aumentar este espaço para 2h e a cada semana exercite isto, aumentando o espaço de consumo. Além de que é muito importante que procure uma clínica de reabilitação para alcoólatras.

Uma resposta

  1. Adriana Dalarme
    | Responder

    Bom dia ,o meu marido não bebe todo dia , mas quando bebê ele não sabe a hora de parar ,quanto mais ele bebê mais ele quer beber ,cera q ele está se tornando um alcoólatra ou ele ja é um ?

Deixe uma resposta